Ventania causa destruição e prejuízos
Uma forte ventania foi registrada em Canavieiras na manhã desta terça-feira (12), causando prejuízos em alguns locais da cidade. Uma rajada de vento atingiu o telhado da Escola Municipal Rotary Clube, arremessando algumas telhas para o passeio de casas localizadas no outro lado da rua e dentro da própria escola.
Assim que aconteceu o acidente, o secretário Municipal de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, acompanhado da secretária da Educação, Emília Augusto, e do secretário de Cultura, Jorge Carvalho, se dirigiram ao local para verificar o ocorrido. De acordo com Lucas Rodrigues, felizmente os estragos foram de ordem material e somente um aluno (C.A.L.S.) chegou a ser atingido. “Fomos informados pelos moradores da vizinhança que se formou um redemoinho e atingiu o telhado”, disse Lucas.
Levado ao Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco, o aluno foi atendido e recebeu uma sutura com dois pontos, sendo liberado em seguida para voltar para sua residência. “As outras crianças, professores e funcionários presentes não chegaram a sofrer nenhum dano decorrente da forte ventania que atingiu o prédio”, disse o secretário de Obras.
Ao realizar uma inspeção no prédio, o engenheiro Lucas Rodrigues verificou que a estrutura do telhado não sofreu nenhuma fadiga ou colapso em decorrência da ação do tempo ou dos materiais. “Toda a estrutura é recente e um exemplo é que os grampos que prendem as telhas também são novos e a maioria deles continuou no local”, avaliou o o secretário.
Os prédios escolares da Rede Pública Municipal de Canavieiras são avaliados constantemente e desde 2013, quando o Governo da Reconstrução assumiu a Prefeitura, passaram a receber obras de reformas. Um deles foi o prédio da Escola Municipal Rotary Clube, que passou por diversas melhorias.
O prefeito Almir Melo lamentou o ocorrido e disse que as vistorias nos prédios públicos continuam sendo realizadas com frequência pela equipe da Secretaria de Obras. “Temos destinado uma grande parte de nossa receita para recuperar os prédios públicos, que ficaram cerca de 12 anos sem receber qualquer melhoria”, ressaltou Almir Melo.
Mudança climática - Dentre os prejuízos registrados pela forte ventania desta manhã em Canavieiras pode ser citada a falta de energia elétrica por cerca duas horas. Em algumas áreas da zona rural a ventania causou a queda de galhos e de árvores, entretanto não foram verificados maiores estragos no interior do município.
Para o secretário Lucas Rodrigues, a ventania desta manhã pode ter relação com a mudança brusca da temperatura que registrou nos últimos dias forte calor. Hoje, os institutos de climatologia previam sol com muitas nuvens durante o dia, períodos nublado, com chuva a qualquer hora, o que poderá ter causado o fenômeno atmosférico.
Há cerca de sete meses Canavieiras está sofrendo com a estiagem, com grande danos na agropecuária, provocando queda substancial na produção de cacau e de outros produtos, além da morte de cacaueiros. Com a falta de chuva, os produtores rurais solicitaram ao prefeito que editasse um decreto de situação de emergência, ainda dependente de laudo técnico a ser emitido pela Ceplac.